Uma revolução numa marca com mais de 80 anos.
CLIENTE
Docile Alimentos
EXPERTISE
Packaging Design, Packaging Architecture, Brand Identity, Limbic Process®, Image Production
Docile é uma marca de doces 100% brasileira que atua há mais de 30 anos com produtos que atendem todo o mercado nacional e internacional, estando presente em mais de 60 países. Em sua estratégia de posicionamento buscava se apresentar em sua categoria com mais personalidade e protagonismo com o objetivo de aumentar seu awareness em todo o Brasil.
PROCESSO:
Na fase de imersão fomos à fábrica, para conhecermos o processo, origem e valores da marca, além de visitas aos pontos de venda para o entendimento das necessidades em gôndola. Utilizando o processo límbico, metodologia proprietária da Narita, fizemos entrevistas com os gestores da Docile para entendermos a visão, o momento da marca e seus desejos para o futuro. Com os consumidores realizamos um diário online para captarmos as emoções reais dos consumidores interagindo com a marca e os seus produtos. Nos aprofundamos com entrevistas in home em que entendemos mais profundamente a relação com as balas e guloseimas no cotidiano dessas famílias.
SOLUÇÃO:
Descobrimos que o universo das balas estimula os sentidos e instiga descobertas. Unindo este conceito aos valores de Docile chegamos ao posicionamento “ative seus sentidos”, um convite para o consumidor se expor ao universo sensorial e doce que a marca proporciona. O posicionamento da marca foi traduzido no design das novas embalagens com um visual lúdico, divertido, com maior visualização das texturas de cada produto, além do aprimoramento do logotipo para trazer modernidade e dar maior visibilidade ao nome da marca. A Narita também realizou um projeto de linguagem para Docile que propõe diretrizes estéticas e verbais para sua comunicação junto com uma nova arquitetura de marca tornando seu portfólio mais organizado a partir da criação de submarcas e regras de nomenclatura.
O design do novo logotipo foi inspirado na caligrafia de seus proprietários, carregando a força, tradição e paixão desta família.
A forma que sustenta o logotipo nasce do caramelo, que deu origem aos primeiros doces produzidos, além de refletir uma marca dinâmica e em movimento que traz alegria e diversão.
Nas embalagens, adotamos um visual icônico e inusitado, para criar uma ruptura na categoria, explorando com grande ênfase a diversão e capacitando a marca para enfrentar os grandes players da categoria.